Número de mortes em decorrência da Covid-19 na Holanda pode ser o dobro do mostrado nos dados oficiais

Número de mortes em decorrência da Covid-19 na Holanda pode ser o dobro do mostrado nos dados oficiais

Um estudo realizado pelo escritório holandês de estatísticas CBS, análogo ao brasileiro IBGE, divulgado hoje (29) mostra que o número de falecimentos em decorrência das infecções pelo novo coronavírus nos Países Baixos pode ser até 100% superior em relação aos dados oficiais da autoridade holandesa de saúde pública, RIVM.

O método utilizado pelo CBS cobriu o período entre os dias 9 de março e 24 de maio, e mostra um excesso de falecimentos em comparação com o número de mortes previstas para essa época e período de tempo de entre 8.593 a 11.691.

Ao analisar esses números, o escritório concluiu com um nível de confiança de 95% que o número real de falecimentos pela Covid-19 no país está entre os números observados no excesso de falecimentos para o período.

Dessa forma, enquanto o número oficial de mortes pela Covid nos Países Baixos, que inclui apenas pessoas que foram testadas positivamente para o vírus, está atualmente em 6.145, de acordo com o CBS apenas nas 11 primeiras semanas da pandemia esse número deve ter sido na realidade 10.164.

Isso ocorre provavelmente pelo fato de que no início da crise os testes ainda não estavam acessível à toda a população do país. “Os resultados mostram que, a cada 10 mortes registradas pela Covid-19, entre cinco e 10 pessoas que vieram a falecer não foram registradas como vítimas de coronavírus”, diz o comunicado.

 

Texto: Lucas Sobral

Foto: Pixnio

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode gostar:

Olá Holanda

Olá Holanda

Guia Comercial do Brasileiro na Holanda. Dicas e Notícias diárias dos Países Baixos.
Pergunta? Sugestão? Fale com a gente!

Newsletter

Faça parte da maior comunidade brasileira da Holanda.