Mais de 17,4 milhões de habitantes na Holanda

Mais de 17,4 milhões de habitantes na Holanda

Em 2019, a população da Holanda cresceu em cerca de 132 mil pessoas, totalizando mais de 17,4 milhões. Esse aumento ocorreu em um ritmo mais rápido do que nos três anos anteriores. No ano passado, o crescimento foi de 31 mil habitantes a mais do que em 2018. Grande parte desse número são imigrantes que se estabeleceram na Holanda, de acordo com uma nova estimativa da Statistics Netherlands (CBS).

Embora nem todos os dados de 2019 tenham sido processados, a CBS estima que 272 mil pessoas se estabeleceram na Holanda no ano passado; 28 mil a mais do que em 2018. O número de emigrantes permaneceu mais ou menos o mesmo que no ano anterior, em 158 mil. Isso significa que, em contrapartida, a população cresceu 114 mil em 2019 como resultado da migração externa. Além disso, os nascimentos excederam as mortes em 18 mil. O crescimento natural da população foi, portanto, 3 mil maior que em 2018.

Metade dos imigrantes de dentro da Europa

De todos os imigrantes que se estabeleceram na Holanda em 2019, quase metade veio da Europa (dos quais 85% de outro país da UE). Dezoito por cento dos imigrantes vieram da Ásia, com a Índia e a China representando os maiores grupos. Para 2019, o número de migrantes de asilo é estimado em 16 mil, ou seja, quase 6% do total da imigração.

Em 2019, a imigração de todos os continentes mostrou um aumento ano a ano, em equilíbrio. O mesmo se aplica aos remigentes holandeses nativos. Consistente com o ano anterior, 35 mil holandeses nativos retornaram à Holanda, enquanto o número de emigrantes holandeses nativos decresceu 3 mil, totalizando 39 mil.

Taxa de crescimento relativamente alta

O aumento atual da população é o mais alto desde o início deste século. A última vez que a Holanda registrou uma taxa de crescimento semelhante foi em 1975, quando o Suriname conquistou a independência da Holanda. Nesse ano, cerca de metade do crescimento da população ocorreu devido à migração líquida. Em 2019, esse número foi maior do que 85%. Desde 2015, o saldo migratório permaneceu em um nível recorde, enquanto o crescimento natural da população está em seu nível mais baixo neste século.

Fonte: Statistics Netherlands

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode gostar:

Olá Holanda

Olá Holanda

Guia Comercial do Brasileiro na Holanda. Dicas e Notícias diárias dos Países Baixos.
Pergunta? Sugestão? Fale com a gente!

Newsletter

Faça parte da maior comunidade brasileira da Holanda.