Como a crise do coronavírus tem afetado as finanças pessoais da população na Holanda?

Como a crise do coronavírus tem afetado as finanças pessoais da população na Holanda?

Já não é nenhuma novidade que a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus tem causado, além de problemas relacionados à saúde e bem-estar, uma grave crise econômica ao redor do mundo. E a Holanda não escapou, como confirmado pelo fato de que sua economia entrou recentemente em recessão com o registro de um crescimento negativo do PIB de -1,7% no primeiro trimestre deste ano, além do crescimento recorde no número de novos desempregados em um mês.

Essa crise econômica, além de afetar empresas de todos os portes, acaba causando impactos negativos principalmente em grupos mais vulneráveis financeiramente, de acordo com um estudo realizado pela plataforma Wijzer in geldzaken, uma das ferramentas do governo holandês em parceria com outras instituições, cuja finalidade é educar a população dos Países Baixos sobre finanças pessoais.

O estudo realizado pela plataforma, cujos resultados preliminares foram divulgados em um comunicado de imprensa na manhã de hoje (22), mostra que cerca de 10% dos holandeses já estão enfrentando problemas financeiros durante essa crise. No entanto, o impacto é muito maior se olharmos apenas aos trabalhadores com contratos flexíveis e freelancers, como entregadores de delivery, profissionais de limpeza, motoristas de aplicativo, entre outros. Cerca de dois terços desses trabalhadores indicaram estar enfrentando problemas financeiros causados pela queda em seus rendimentos.

Além disso, o estudo ainda mostra que cerca de metade da população cujos rendimentos foram afetados pela crise está utilizando parte de suas poupanças para pagar suas contas, e um terço desse grupo não tem como se manter caso a situação não mude nos próximos três meses.

Texto: Lucas Sobral

Foto: Steven Vance/Flickr (CC BY 2.0

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode gostar:

Vida na Holanda

Os trens na Holanda são pontuais?

Sim! De acordo com dados divulgados no final de 2019 pela RTL Nieuws, 92,6% dos trens da companhia holandesa NS

Olá Holanda

Olá Holanda

Guia Comercial do Brasileiro na Holanda. Dicas e Notícias diárias dos Países Baixos.
Pergunta? Sugestão? Fale com a gente!

Newsletter

Faça parte da maior comunidade brasileira da Holanda.