Cerca de um quarto dos museus holandeses corre o risco de fechar as portas

Cerca de um quarto dos museus holandeses corre o risco de fechar as portas

Apesar de ter trazido uma quase inédita calmaria aos moradores de cidades holandesas mais visitadas por turistas, a diminuição do número de visitantes tem pintado um cenário preocupante em diversos setores que dependem muito do turismo, como os museus. E, segundo a Associação Holandesa de Museus, cerca de 25% dos museus no país corre o risco de fechar permanentemente após terem sido obrigados a passar meses sem receber visitantes por conta da Covid-19.

Esse alerta já havia sido emitido pelo órgão no início do mês de maio, quando uma das mais famosas atrações turísticas de Amsterdã, a Casa de Anne Frank, comemorou seu 60º aniversário pedindo contribuições por conta de sua delicada situação financeira.

A Associação de Museus dessa forma veio ao longo dos últimos meses realizando uma pesquisa entre seus membros, chegando à conclusão que as instituições em maior risco de fechamento são museus privados, pequenos e/ou regionais. Esse foi o caso do Museu de Bolsas e Carteiras de Amsterdã (Tassenmuseum), obrigado a fechar suas portas definitivamente no mês de abril.

O comunicado publicado pelo órgão urge que o governo holandês ofereça um tipo de compensação tanto pelo tempo em que os museus ficaram fechados durante a quarentena quanto pela diminuição no número de visitantes por conta de restrições de viagem em vigor. “Um apoio apropriado é fundamental para que consigamos sobreviver à crise gerada pelo coronavírus”, diz o comunicado.

 

Texto: Lucas Sobral

Foto: Zvone138/Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Você pode gostar:

Olá Holanda

Olá Holanda

Guia Comercial do Brasileiro na Holanda. Dicas e Notícias diárias dos Países Baixos.
Pergunta? Sugestão? Fale com a gente!

Newsletter

Faça parte da maior comunidade brasileira da Holanda.